Paraná

A história do escritório se confunde com a propria retomada da democracia no Brasil e a consequente evolução dos direitos, da cidadania e das condições no mundo do trabalho. Ao decidir, desde sua fundação, pela atuação exclusiva em defesa da classe trabalhadora, o escritório sempre buscou contribuir, através do direito, para a construção um mundo mais justo e com menos desigualdades.

Formado por professores/as e doutores/as que priorizaram o aprimoramento profissional e a formação acadêmica como forma de ampliar sua visão de mundo, o escritório consolida-se nestes 35 anos de existência, ao longo dos quais foram mais de 30 mil pessoas atendidas em causas individuais ou coletivas. O escritório constitui, hoje, uma das mais qualificadas estruturas de atendimento no direito do trabalho, atuando em todo o território brasileiro.

Em 2015, firma-se a primeira parceria para a instalação de uma nova sede, na cidade de Belo Horizonte.

MIRIANA GONÇALVES OAB/ PR 11. 994

Graduada em direito pela PUC-PR, possui pós-graduação em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha e mestra em Direito das Relações Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora de Direito Coletivo do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Sua militância política ligada aos direitos humanos a levou ao cargo de vice-prefeita de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores no mandato de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016. Assessora importantes entidades sindicais. Uma das sócias fundadoras do escritório.

Contato: mirian@declatra.adv.br

MAURO JOSÉ AUACHE - OAB/ PR 17. 209

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEJ. Mestre em Direito Internacional do Trabalho pela Universidade Internacional de Andaluzia, em Sevilha, na Espanha. Sua produção acadêmica lhe rendeu a publicação de diversos artigos e livros, bem como o convite para integrar bancas de seleções nos Concursos para Magistratura no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Professor (licenciado) de Direito Sindical no Centro Universitário UniBrasil. Um dos sócios fundadores do escritório.

Contato: mauroauache@declatra.adv.br

JANE SALVADOR DE BUENO GIZZI -OAB/PR 22. 104

Graduada em Direito em 1995 e pós-graduada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná e em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Mestra em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com dissertação dedicada ao tema Assédio Moral. Professora (licenciada) de Direito do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Jane também coleciona uma extensa produção acadêmica com a publicação de diversos artigos e participação em livros voltados ao Direito do Trabalho e Assédio Moral. Especializou-se no atendimento a trabalhadores bancários.

Curriculum Lattes
Contato: jane@declatra.adv.br

NASSER AHMADALLAN- OAB/PR 28. 820

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Mestre e Doutor, este último título com a tese “Deus, Dia- bo e Trabalho: Doutrina Social Católica, Anticomunismo e Cultura Jurídica do Brasil (1910-1945)”, ambos pela UFPR. Sua produção acadêmica rendeu a publicação de diversos artigos e livros, como “Di- reito do Trabalho e Corporativismo”. Professor das disciplinas de Di- reito do Trabalho e de Direito Sindical em cursos de pós-graduação.
Curriculum Lattes Contato: nasser@declatra.adv.br

RICARDO NUNES DE MENDONÇA - OAB/ PR 35. 460

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universi- dade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Direito pela mesma Instituição de ensino. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Douto- rando em Ciências Jurídicas e Políticas na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Autor de diversos artigos e livros, como “Do Abuso do Direito das Ações Possessórias como Ato Antis- sindical”, publicado em 2010.
Curriculum Lattes Contato: ricardo@declatra.adv.br

ANDRÉ RICARDO LOPES DA SILVA - OAB/ PR 36. 931

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/ PR (2003).Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL (2016), tendo como tema de dissertação “A terceirização laboral como instru- mento de violação a direitos fundamentais: uma leitura à luz da psicodinâmica do trabalho”. Membro e pesquisador do GPTREC – Grupo de Pesquisa Trabalho e Regulação no Estado Constitucional, vinculado ao UNIBRASIL. Experiência de 12 anos na área contenci- osa de trabalhadores da categoria bancária, tendo atuado também na Justiça Desportiva.
Contato: andrelopes@declatra.adv.br

CARINA PESCAROLO - OAB/PR 23. 787

Graduada em Direito pela UENP – Universidade Estadual do Norte Pioneiro (1995), Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Positivo (2003), Mestre em Direito pela UNICURI- TIBA – Centro Universitário Curitiba (2019), tendo como tema de dissertação “Ultratividade das cláusulas coletivas: aplicabilidade dos princípios da proibição do retrocesso social, da norma mais favorável e do conglobamento”. Sua produção acadêmica rendeu a publicação de capítulos de livros e artigos. Experiência de 23 anos em Direito Tra-

LENARA MOREIRA - OAB/ PR 40.491

Graduada em Direito em 2005, tem especialização em Direito do Trabalho desde 2010 pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuri- tiba). Já atendeu o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC Curitiba). Hoje, atende predominantemente trabalhadores da classe bancária e assessora o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.
Contato: lenara@declatra.adv.br

MARIA VALÉRIA ZAINA - OAB/PR 53. 506

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICU- RITIBA) desde 2009, com Especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC- PR). Concluiu o mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário UniBrasil, com dissertação dedicada ao tema Dispensa Coletiva de Trabalhadores. Especializada em Direito do trabalho e Direito Sindical, é autora de diversos artigos com te- mas como: Direito Fundamental do Trabalho, Dispensa Coletiva e

MARINA FUNEZ - OAB/ PR 65. 116

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuri- tiba) desde 2012. Concluiu a pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura do Trabalho (Ematra) da 9a Região com monografia sobre tema relacionado a Ações Civis Públicas Trabalhistas. Com especialização na área tra- balhista do direito, atua no setor bancário, atendendo ao Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, além de sindicatos bancários do interior dos estados do Paraná e de Minas Gerais. Contato: marina@declatra.adv.br

VINÍCIUS GOZDECKI QUIRINO BARBOSA - OAB/ PR 72.298

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Univer- sitário Autônomo do Brasil – UniBrasil, com dissertação dedicada ao tema A incompatibilidade do programa neoliberal com o direito fun- damental ao trabalho decente. Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho no Paraná (EMATRA), com monografia dedicada ao tema Cumulatividade dos adicionais de periculosidade e insalubridade. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil desde 2014, com monografia dedica- da ao tema A efetividade da execução no processo trabalhista. Mem- bro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Integra o Grupo de Pesquisas Trabalho e Regulação no Estado Con- stitucional (GP-TREC) como pesquisador. Atualmente assessora juri- dicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, bem como Sindicatos dos Bancários do interior do Paraná.
Contato: vinicius@declatra.adv.br

RODRIGO THOMAZINHO COMAR -OAB/ PR 30. 910

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (1999). Pós-graduado em Processo e Direito Civil pela Pontifí- cia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2001). Graduado em Contabilidade pelo Instituto de Educação Estadual de Londrina – IEEL (1999). Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA (2019), tendo como tema da dissertação “A boa-fé objetiva como princípio de garantia de existência e validade da ne- gociação coletiva: amplitude e limites da norma coletiva”. Integra do Grupo de Pesquisas Lei Geral da Proteção de Dados e Direito da Personalidade na qualidade de pesquisador. Atuação nos âmbitos do direito do trabalho e previdenciário, assessorando clientes de diver- sos ramos de atividade, tais como bancários, comércio e prestação de serviços em geral, hospitais e escolas. Contato: rodrigo@declatra.adv.br

MARIA VITÓRIA COSTALDELLO FERREIRA - OAB/PR 61 . 485

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2014. Especialista em direito e processo do trabalho pela Es- cola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (EMA- TRA-IX). Integra o grupo de pesquisa “Trabalho Vivo”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR (PPGD-UFPR), nos eixos temáticos “Gênero, Trabalho e Previdência” e “Impactos do novo CPC no processo do trabalho”. Atualmente, assessora juridica- mente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região metropolitana. Contato: laura@declatra.adv.br

SUELAINIA LISKI - OAB/ PR 70.401

Graduada em Direito pela Universidade Estácio desde 2013 e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) desde 2015. Atuou em Direito Desportivo, tendo um curso nesta área realizado em 2014 e tendo atendido por mais de 2 anos o Clube Atlético Pa- ranaense, prestando Advocacia Consultiva no departamento jurídi- co do Clube. Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. Contato: suelaini@declatra.adv.br

ANA PAULA SANTANA DE NOVAES-OAB/PR84.267

Graduada em Direito pela Unibrasil em 2016. Atualmente é pós-graduanda na Ematra. Possui experiência na área trabalhista e no direito bancário. Atualmente atende o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e interior do Paraná. Contato: anapaula@declatra.adv.br

PRISCILLA TIEMI MITIURATSU BOUCHI -OAB/ PR 55. 382

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, desde 2009. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Advogada trabalhista des- de 2010. Atendeu entidades sindicais como o SINCOMAR, o SIN- DASPP e o SELETROAR. Atualmente, assessora juridicamente o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. Responsável por pro- cessos trabalhistas dos Estados do Paraná e Minas Gerais. Contato:
priscilla@declatra.adv.br