#DQT – Direito de Quem Trabalha
#ODT – O Direito Transforma

Carta Capital: Cristiane Pereira, Rafael de Assis e Victor Fraga abordam o atual cenário dos sindicatos

por | mar 14, 2022 | Notícias | 0 Comentários

A necessidade de reconstrução e de uma nova proposta de atuação no que tange ao cenário do trabalho vigente no país são temas fundamentais do debate sobre o papel dos sindicatos. Essas pautas foram abordadas pela advogada Cristiane Pereira e pelos advogados Rafael Gontijo de Assis e Victor Sousa Barros Marcial e Fraga em artigo publicado no portal Carta Capital, na última sexta-feira (11/3).

No texto, os membros do @mpecadvocacia destacam o avanço neoliberal, os entraves oferecidos pela Reforma Trabalhista e a própria postura reticente da Justiça do Trabalho como desafios à atuação do movimento sindical. Além disso, ressaltam a necessidade de uma remobilização das entidades no sentido de reafirmar-se como parte ativa do polo protetivo à classe trabalhadora.

“Por vezes, ainda, a resposta da Justiça do Trabalho vem do silêncio, de sua perniciosa omissão ante os ataques sofridos pelos trabalhadores e sindicatos. A Reforma Trabalhista, contínuo processo de precarização das condições de trabalho, foi vendida enquanto necessária para a criação de novos postos de emprego. Não há dúvida de que foi, contudo, o maior golpe sofrido pelo movimento sindical desde sua inclusão no Estado de direito e pelos trabalhadores desde a substituição da estabilidade pelo FGTS”.

Confira a íntegra do artigo.

Atenção:  alguns criminosos usam perfis de advogados e advogadas do escritório para tentar aplicar golpes.

Ver mais

×
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status