#DQT – Direito de Quem Trabalha
#ODT – O Direito Transforma

Gasam e MP&C Advocacia garantem plano de saúde a empregado demitido em BH

por | maio 31, 2022 | Notícias | 0 Comentários

Os planos de saúde estão entre os itens mais importantes no pacote de benefícios oferecido pelas empresas a novos talentos. A manutenção desse recurso, inclusive, é utilizada como atrativo até em programas de demissão voluntária (PDVs). Há casos de empresas que acenam com a continuidade do plano mesmo em casos de desligamentos simples de empregadas e empregados. O problema é quando essa promessa não é cumprida.

A 25ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (TRT 3) acolheu o pleito de um trabalhador que enfrentou esse tipo de situação. Como praxe, a empresa à qual ele estava vinculado oferecia dois anos de manutenção do plano de saúde a quem fosse demitido. Essa política, aliás, foi informada ao trabalhador no momento de seu desligamento. O áudio com esse conteúdo foi anexado ao processo.

Ainda assim, a empresa cancelou o plano de saúde assim que o processo de desligamento foi completado. O cenário se torna mais grave pelo fato de o trabalhador estar passando por um problema de saúde. Ou seja, a assistência médica era fundamental. A Justiça do Trabalho definiu pela garantia do benefício pelo prazo estipulado no áudio, confirmando o que o Direito classifica como “costume da prática e a promessa do direito”. Também foi estipulado o pagamento de uma multa pela empresa.

A defesa do trabalhador foi feita pela advogada Laura Maeda Nunes e pelo advogado Nasser Allan, do escritório Gasam Advocacia, em parceria com o advogado Humberto Marcial, do escritório MP&C Advocacia. Todos integram o Ecossistema Declatra

×
Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status